Fala Galera,
Cada surfista possui uma base, um posicionamento dos pés na prancha que define seu surf e a forma que vai desenvolvê-lo no decorrer da vida. Messias Félix é goofy, pé direito na frente, Fábio Gouveia é regular, pé esquerdo na frente. É algo totalmente pessoal.
A partir da base, o seu surf será definido nas ondas e a partir disso, você surfara para a esquerda de costas pra onda ou de frente, bem como nas ondas para a direita. Tudo se define a partir da sua base. Nos últimos anos os surfistas que ganharam os títulos do WCT são de base goof, melhor exemplo é Kelly, e tem outros Andy, Mick, Parkoson os maiores surfistas que dominam hoje são base regular.
Talvez a teoria que a perna direita tem mais força, as manobras podem ser mais explosivas. Porém os goofies tem muita história principalmente no Pipe Masters, o Billabong Pipe Masters tem uma série de histórias de goofies, começando bem pelo início da história do evento. Gerry Lopez e Rory Russell, ambos bi-campeões goofies, foram reis em Pipeline. Os dois surfistas dominaram o lineup no início da década de 70, tanto na competição como no freesurf.
A vitória do goofy Jeff Crawsford's, em 1974, foi um grande impulso para a costa este dos Estados Unidos numa época em que Kelly Slater, os irmãos Hobgood e Lopez não tinham ainda conquistado o respeito que mereciam.Mas foram as vitórias consecutivas de Rory Russell's em 76-77 e Larry Blair's 78-79 que foram os primeiros doubles consecutivos. Michael Tomson, fundador da Gotcha, descreveu o surf de Blair como sendo tão explosivo como pólvora.
Quem poderá esquecer o goofy Rob Machado a cumprimentar o seu amigo Kelly Slater depois deste o deixar em segundo lugar, na final, em 1995 ou o seu desempenho irrepreensível em Pipe naquela que foi a sua vitória do milénio, no ano de 2000?
Mas mesmo com todas estas performances históricas, terão os goofies sido os dominadores das finais em Pipe? Surpreendentemente, não. Estatisticamente, os regulares conseguiram 60% das vitórias, com 15 regulares a levar o título contra apenas 11 títulos conquistados por goofies. Nas vitórias totais, a margem é idêntica: 24 vitórias de regulares contra 16 de goofies.
Na verdade, o último goofy a ser coroado no Pipe Masters foi Rob Machado, em 2000. Desde aí, os regulares têm dominado o título, utilizando as direitas de Backdoor.
Backdoor é um pico problemático para os goofies porque são forçados a surfar de backside, de acordo com o vencedor de 2001, Bruce Irons. "Backdoor é muito mais perigoso do que Pipeline porque o reef torna-se, gradualmente, mais raso", afirma Bruce Irons, que é regular e um dos melhores surfistas de sempre em Pipe. "Por isso, tens de pensar numa forma de sair dali e é muito mais difícil fazê-lo de backside. Para um goofy, Backdoor quase parece um closeout."
Ainda que haja muita verdade nas palavras de Irons, só há uma forma de ganhar o Billabong Pipe Masters: fazendo tubos! Não importa qual a direcção da onda, o tubo irá sempre definir quem é o vencedor no Pipe Masters. Sendo sua base Goof ou regular o certo é quebrar.