
Neste sábado a lua estará mais brilhante e bem maior do que o normal. O fenômeno raro é chamado de perigeu e só acontece a cada 18 anos. A última vez que o perigeu foi registrado foi em março de 1993.
Os cientistas explicam que o tamanho da lua cheia varia por causa de sua órbita oval e neste sábado, um dos lados da lua - chamado perigeu - estará uns 50 mil quilómetros mais próximo da Terra do que o outro lado, chamado de apogeu. A explicação está na trajetória elíptica da lua.
Portanto, amanhã, quando estiver no perigeu, a lua estará 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu. E atingirá seu perigeu máximo: 356.577 quilómetros de distância da Terra.
A agência espacial Americana - Nasa - emitiu um alerta no qual avisa que, ao contrário do que afirmam os boatos que estão circulando pela internet, as luas de perigeu não causam desastres naturais.
O fenômento irá aumentar a variação das marés em alguns centímetros a mais do que o normal. Segundo a Nasa, o melhor momento para observar a lua amanhã será quando ela estiver perto do horizonte.
Surfistas de várias regiões do planeta estão preparados para aproveitar a variação anormal das marés. É o caso de alguns brasileiros que partiram em direção ao rio Araguari, no estado do Amapa, onde neste sábado estarão aguardando a mudança da maré vazia para a cheia. Neste momento, eles acreditam que uma pororoca fortísssima irá surgir no horizonte.
Abraço e boas ondas,
Rosaldo Cavalcanti
Ricosurf.com / Por Rosaldo Cavalcanti |
|